Enraizados na esperança, mergulhamos na confiança que nos conduz à certeza na fé, da ressurreição e da Vida! Esta é a verdade que nos deve animar durante o nosso percurso vivencial, a nossa existência terrena! Com efeito, como enfrentar ao longo da nossa vida a...
Branca Paúl
Médica do Carmelo de Coimbra e Carmelita Secular
A Esperança – O Advento
Enraizados na esperança, mergulhamos na confiança que nos conduz à certeza na fé, da ressurreição e da Vida! Esta é a verdade que nos deve animar durante o nosso percurso vivencial, a nossa existência terrena! Com efeito, como enfrentar ao longo da nossa vida a...
Todos somos irmãos
Todos somos irmãos
O Bom Médico
Eis-nos de volta a este santo Claustro! Santa Teresinha do Menino Jesus é uma verdadeira mestra espiritual e doutora da Igreja que nos inspira, como guia segura, na hora de olharmos para a nossa vida cristã e avaliarmos se estamos a corresponder, ou não, ao sonho que Deus tem para cada um de nós. Teresinha tinha grandes aspirações à santidade. O seu exemplo cativa, interpela, deixa-nos a pensar, alarga-nos horizontes. Cativa, por exemplo, a sua vivência da caridade nos pequenos gestos diários, nos gestos mais comuns, mas cheios de atenção e delicadeza com os outros. Reparemos como caminhou na mais profunda fé e como essa abertura ao Espírito é verdadeiro auxílio para o nosso próprio caminhar.
Problemas de comunicação
Gilberto e Jorge, pai e filho. Um católico, o outro ateu, ou pelo menos agnóstico. Gilberto preocupa-se, naturalmente, que o filho seja ateu. O Jorge sabe que o pai se preocupa, e isso preocupa-o, mas não vê como poderá fazer alguma coisa acerca disso. Hoje vão numa longa viagem de carro. Já é noite e a conversa acabou por tender (uma vez mais) para a religião.
O Silêncio em São João da Cruz
Há sentido no silêncio atualmente? Na nossa sociedade globalizada, onde não nos faltam recursos para nos mantermos em contacto e informados, precisamos ou queremos o silêncio? Com todas as nossas faculdades para a comunicação e para o relacionamento, para elaborar raciocínios, será o silêncio uma necessidade? Não será um obstáculo à produção continua de conteúdos? Estará o homem constituído para o silêncio?
Uma tangerina nas Tuas mãos
Quando caminho em comunidade, quando caminho com irmãos e irmãs, a santidade discreta, humilde, imersa em Amor, torna-se possível pela Graça de Deus, pois é esta que me alimenta e vive em mim. Deixo-me desenganar, deixo-me acolher e acolho e o milagre da conversão, a beleza que é viver na Vontade de Cristo, acontece. Os meus passos tornam-se ousados e purificados pela justiça amorosa de Deus. A comunidade orante torna-se fecunda neste Amor que brota de Jesus. A vida de cada membro torna-se uma oração.
Do “SIM” de Maria ao “SIM” de Lúcia – o nosso “SIM”
Foi na sequência da recente efeméride deste bendito dia de “25 de Março”, em que Nossa Senhora deu o Seu “SIM” à proposta do Arcanjo Gabriel que surgiu, em minha mente, o tema para a minha primeira reflexão na Claustro.
Exercício de oração na escola de Teresa
Eco da leitura do livro das Moradas de Santa Teresa de Jesus
O bicho da seda e a borboleta
Moradas ou Castelo interior é mais do que um livro da Santa e Doutora da Igreja, Teresa de Jesus. Com este símbolo do Castelo retrata-nos traços do mistério da relação do homem com Deus. Porque o homem é capaz de Deus, as portas que Santa Teresa nos ajuda a abrir franqueiam-nos a possibilidade de entrar dentro do nosso Castelo Interior e aí construir uma verdadeira história de amizade «com Quem sabemos nos ama».
Um físico e um carmelita entram num bar…
Um dia, porém, encontraram-se num congresso e foram beber um copo ao fim do dia. Foi o reencontro de dois amigos um pouco diferentes, um carmelita que era físico e um físico que era ateu.