Out 1, 2024 | Perspetivas

Jornalista. Membro da Comunidade Católica Shalom.

E se Santa Teresa fosse uma influencer digital?

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Já imaginou como seria essa situação inusitada? Santa Teresa a publicar mensagens pela manhã falando sobre sua oração, mostrando sempre a rotina do Carmelo e criando diversos cursos para ajudar seus seguidores a rezar mais e mais. Bom, bem sabemos que a vocação de Teresa não tem muito a ver com redes sociais e afins; pelo contrário, Teresa buscava Deus no recolhimento, no silêncio, na contemplação. E tudo isso não tem relação com o barulho muitas vezes provocado pelas redes sociais.

Entretanto, se Teresa de Jesus usasse o Instagram, por exemplo, os stories dela com certeza trariam frases de seus mais importantes livros. No feed, ela exploraria fotos das irmãs, com os amigos, da vida em comunidade. Talvez, ela optasse por mostrar um pouco da rotina, sempre a partir das fotos, do Carmelo. Lembro-me, inclusive, que Teresinha de Jesus – a francesa – fez isso. Não é difícil encontrar na Internet fotos de Teresina no Carmelo. Contudo, voltando para Teresa de Jesus, ela com certeza faria pelo menos uma live (direto) por semana para interagir com seus seguidores.

Já posso até listar algumas das frases que com certeza escutaria nesses conteúdos teresianos produzidos exclusivamente para as redes sociais:

«A humildade é a verdade.» (Castelo Interior)

«Nada te perturbe, nada te espante, tudo passa, Deus não muda. A paciência tudo alcança; quem a Deus tem, nada lhe falta: só Deus basta.» (Caminho da Perfeição)

«O amor de Deus não consiste em sentir grandes coisas, mas em ter grande desapego e em sofrer pelo Bem-Amado.» (Fundações)

«O Senhor não olha tanto a grandeza das nossas obras, mas o amor com que são feitas.» (Castelo Interior)

«A alma de quem se recomenda a Deus não se perde.» (Livro da Vida)

«Não é amigo que vos ama pelo que de vós tira, para consigo; é amigo, pois, quem sabe amar-vos pelo que sois em vós mesmos.» (Livro da Vida)

Com essas e outras tantas frases marcantes, Teresa atrairia milhares de seguidores – não para si, mas para Cristo, afinal ela é Teresa de Jesus. Outra ação que nossa querida amiga carmelita poderia realizar é a divulgação de cursos online que poderiam ajudar muito a audiência. Por exemplo, «Sete passos para entrar no Castelo Interior» ou «Como escrever o seu Livro da Vida?» poderia ser temas abordados por Santa Teresa em seus cursos virtuais.

Teresa, por outro lado, chamaria bastante atenção para o uso desmedido das redes sociais. Alguns poderiam até a considerar uma espécie de “anti-influencer”, pois recomendaria que as pessoas passassem menos tempo conectadas nas redes e mais em silêncio, em oração, buscando ouvir o Amado. Como sempre, a santa carmelita seria sensata e centrada, na verdade, no que é importante, naquilo que não passa: o encontro com Cristo.

Bem, Santa Teresa de Jesus não precisa ser influencer digital, ela já influencia muitas pessoas com seu testemunho e com seus ensinamentos em seus livros. Entretanto, você e eu podemos assumir esse papel, usando nossas redes sociais para ajudar nossos amigos e seguidores a encontrar muitas vezes o que tanto buscam ao passar horas e horas no telemóvel.

Como podemos fazer isso? Teresa já nos ensinou: basta buscar o Amado, na oração, e a partir daí compartilhar nas plataformas aquelas inspirações que Ele mesmo nos der. Com certeza, o Senhor há de aproveitar a boa intenção que vamos oferecer a Ele em prol da evangelização dos povos, do anúncio da Palavra. Por isso, aproveite desde já para compartilhar esse texto com amigos que gostariam de conhecer mais sobre a vida espiritual.

Jonas Viana

Jornalista. Membro da Comunidade Católica Shalom.

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