Dez 21, 2021 | O direito e a fé

Advogado – Carmelita Secular

Interceções entre o Direito e a Religião

Partilhar:
Pin Share

O Direito e a Religião podem ser apresentados como lugares onde o ser humano se encontra e se relaciona num determinado contexto e segundo uma certa finalidade. O Direito seria o lugar onde se ergue um sistema de normas necessárias à convivência social, baseado num núcleo essencial de princípios gerais e universais que visa a realização da justiça. A Religião seria o lugar onde se desenvolve um conjunto de práticas de convivência social e espiritual, assente num determinado credo que aponta para a realização plena do ser humano. O Direito apontaria, idealmente, para um lugar exterior e manifestar-se-ia sob a forma de lei, ordenada segundo uma vontade coletiva e democrática, e controlada por uma entidade imparcial e independente. A Religião apontaria para um lugar interior, a partir do qual o ser humano se ordenaria e se relacionaria nos planos espiritual e humano.

Para alguns, esses lugares, onde o Direito e a Religião se manifestam, são distintos e longínquos. Para outros, são tão somente lugares distintos, mas não longínquos. Haverá ainda quem os considere como diferentes retratos do mesmo lugar. Qualquer que seja o campo de observação, fica claro que ambos são lugares palmilhados pelo ser humano num determinado contexto e segundo uma certa finalidade. Enquanto alguns veem as diferenças como aspetos inconciliáveis ou opostos, outros há que realçam a sua identidade própria e a sua complementaridade. Absolutizar uma só perspetiva como forma de aniquilar qualquer outra, ou rebaixar qualquer uma delas como meio de as menosprezar, é tão perigoso como as misturar e definir como sendo uma e a mesma coisa.

Podemos dizer que o Direito e a Religião são hodiernamente vistos como fenômenos sociopolíticos que têm em comum vários elementos. Ambos aspiram constituir, ou pelo menos enquadrar, a consciência e o comportamento humanos em todas as esferas da vida privada e pública. Ambos incorporam a obediência a uma determinada ordem, corporizada em instituições e preceitos, escritos e não escritos, que fundamentam o respeito por determinados direitos e deveres. O desrespeito por essa ordem implicará determinados efeitos. Da antiguidade aos tempos atuais, e não obstante algumas manifestações pretensamente radicais ou revolucionárias, o Direito e a Religião nunca estiveram completamente separados a ponto de alcançarem total autonomia. A Religião esteve na base dos sistemas jurídicos modernos, e continua a estar presente sobretudo nas leis fundamentais, mesmo daqueles que aspiraram a um laicismo obsessivo. Com efeito, as religiões estão inseridas em práticas diárias de comunidades de todo o mundo, tanto em regimes de índole democrática, como em regimes de natureza comunista e teocrática. Pelo que não é possível conceber uma ordem jurídica totalmente alheia ou imune à ordem religiosa. O Direito também tem contribuído para uma afirmação saudável da Religião, acolhendo a diversidade de confissões religiosas, salvaguardando a liberdade religiosa, e reconhecendo determinados direitos, liberdades e garantias aos crentes e às instituições religiosas. Naturalmente que as interações entre o Direito e a Religião são dinâmicas e variáveis em cada um desses regimes e nos mais diversos territórios.

Perante aquela indissociabilidade e comunicabilidade, é premente resgatar o Direito e a Religião de uma qualquer conceção ou visão que oculte a sua verdadeira identidade e aprisione a sua complementaridade. Esse resgate é, por vezes, travado por aqueles que, sob o disfarce da tolerância e da liberdade, pretendem impor um pensamento único, invadindo os espaços de forma inapropriada. Quando se fazem perguntas sobre a origem e o fim da vida humana, sobre a dignidade da pessoa humana, sobre a autodeterminação dos povos, sobre a liberdade de expressão, sobre o funcionamento das instituições públicas e privadas, ou sobre o respeito pela vida animal e pelo meio ambiente, o debate torna-se acalorado, em grande medida porque se toca em questões centrais sobre quem somos como pessoas e como comunidade, e quais são as nossas visões sobre o que o Direito diz ou deve dizer, ou sobre o que a Religião proclama ou deve proclamar. Para alguns, talvez o Direito se deva esforçar para impor um espaço secular, vazio de formas e convicções religiosas. Para outros, o Direito deve procurar ser uma personificação da vontade divina. Não será fácil encontrar o equilíbrio. Porém, a vocação do Direito não é eliminar a Religião, nem esta tem por objeto definir e sancionar o incumprimento de princípios e regras de pura convivência humana e de cuidado para com os animais e a natureza. Cabe ao Direito definir, respeitar e fazer respeitar o seu espaço próprio, e reconhecer que a Religião também tem o seu espaço. De modo semelhante, a Religião deve ocupar o espaço que lhe está reservado, despida de qualquer complexo de inferioridade ou de superioridade relativamente a outros espaços, e sem qualquer ímpeto expansionista. Não havendo barreiras entre espaços, a interceção entre ambos acontecerá de forma natural. Sem ofuscar a sua identidade e a essência próprias, a luz não será exclusiva de nenhum deles, mas iluminará o que em cada um existe de mais belo e autêntico. Graças a essa luz, o Direito e a Religião podem ocupar o seu espaço e coabitar num lugar-comum onde o ser humano se encontra e se relaciona. Assim, seria inapropriado que o Direito exigisse a um qualquer ser humano, qualquer que fosse a sua profissão ou a confissão religiosa, que abdicasse do seu espaço interior, a partir do qual se constrói e desenvolve a sua identidade. Se tal acontecesse, haveria o risco de, em reação, se desenvolver uma luta pela apropriação do espaço próprio do Direito. O inverso também poderia ocorrer caso a Religião quisesse ocupar de forma exclusiva o lugar-comum. O Direito e a Religião devem respeito mútuo pois só assim são o que devem ser e só assim se podem complementar.

O Direito e a Religião coabitam num lugar-comum iluminados pela mesma luz!

Artigos

Relacionados

No Results Found

The page you requested could not be found. Try refining your search, or use the navigation above to locate the post.